quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Propriedades da mandioca

aipim, também conhecido como mandioca, macaxeira, castelinha, macamba,etc, .nativa da América do Sul,  é cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo, sendo a base da alimentação de muitas tribos do Brasil. É um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo.

6639930-cassava no japao

Raízes 

São as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma importante fonte de hidratos de carbono (carboidratos), por conter em sua composição grandes quantidades de amido (polissacarídeos).
Valor nutritivo:
    • É rica em vitamina C, que aumenta a resistência do sistema imunológico e melhora a qualidade da pele.
    • É rica em vitamina do complexo B,  que tem benefícios variados, como ajudar o metabolismo ea digestão, ajudando com a produção de DNA e ajudando o crescimento do corpo e desenvolvimento.
    • Favorece a absorção de ferro;
    • Atua no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e carboidratos;
    • É excelente para visão, pele e mucosas;
    • É rica em sais minerais : cálcio, ferro, fósforo, potássio
    • Tem alto valor energético, a cada 100 gramas, 150 calorias, não possui proteínas nem gorduras.
    • É fonte de fibras vegetais, ajudando no trânsito intestinal, rico em amido, tem a vantagem de poder ser consumido por pessoas celíacas (que tem intolerância ao glúten), já que não contém glúten. A mandioca é um substituto ideal para usar trigo, centeio ou cevada, que são muito usado popularmente alimentos que contenham glúten. Um bom substituto para a farinha de trigo, farinha de mandioca é, mais nutrientes, sem glúten. Mesmo produtos produzidos de farinha de mandioca, tais como macarrão ou massas, são isentos de glúten. Assim, usando farinha de mandioca garante que você pode desfrutar de todos os tipos de alimentos, o tempo todo manter uma dieta sem glúten.
    • Excelente fonte de saponinas, que  são muito eficazes contra o colesterol e também atuar como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios. Em geral, sua presença ajuda com a gestão dos níveis de colesterol, reduzindo os níveis de acidez no corpo e quebrar resíduos mais rapidamente. Uma vez que mandioca tem este nutriente químico útil em grandes quantidades, todos os benefícios de saponinas pode ser tido através da ingestão de raiz em si.
    • Tem um nível elevado teor de manganês, que é um nutriente muito importante para o corpo humano. Ele ajuda na melhoria do funcionamento mental de um indivíduo, bem como ajuda na digestão e absorção dos alimentos. O manganês é disponível em pequenas quantidades em alimentos e está completamente apagada dos modernos alimentos processados ​​e fast, tornando a mandioca uma fonte útil para o seu consumo.
inhame-dieta-atleta
Benefícios
Além das funções nutricionais, a mandioca ainda pode ser usada como cataplasma para tratamento externo de:
  •  artrite, 
  • edemas,
  • abcessos…
  • Raiz de mandioca é usada como remédio caseiro para tratar a artrite e reumatismo e síndrome do intestino irritável. Ser um tubérculo fibroso, que ajuda a adicionar fibras dietéticas para ingestão diária de alimentos. Alimentos ricos em fibras reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer, bem como ajudando com diabetes. Fibras em sua dieta ajuda a aliviar e diminuir a ocorrência de constipação.

Folhas

mandioca, folha, infoescola
Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.
Contêm um teor altíssimo de proteínas, minerais e vitaminas essenciais ao corpo humano e por isso também são consumidas por diversos fins. Na África, por exemplo, as folhas de mandioca representam uma parte significativa da dieta alimentada população, por combater a desnutrição, pois as folhas são ricas em ferro. Vale ressaltar que a Nigéria (país africano) é o maior produtor mundial de mandioca.
Sobre folha da Mandioca leia aqui Blog da Multimistura

Benefícios

A mandioca é um alimento rico em fibras e carboidratos, o que garante bastante energia ao corpo. Ela é também responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
Na medida certa, ela aumenta a saciedade (daí o sucesso na dieta), dá pique, levanta o astral e, quem diria, reduz os efeitos negativos do stress. Sem falar que é gostosa e custa muito pouco.
Raiz de mandioca é bom para a saúde, mas apenas comê-lo não constitui uma dieta equilibrada. Este produto alimentar tem um teor de proteína muito baixo, portanto, a ingestão do corpo de proteína deve ser completada a partir de outras fontes alimentares.
Dieta
Saiba que mesmo com sua alta taxa calórica de 125 calorias a cada 100 gramas devido a sua alta quantidade de carboidratos, a mandioca pode ser uma das maiores aliadas na sua luta contra a balança. Isso mesmo, apesar de parecer uma contradição a mandioca pode te ajudar a emagrecer pelo seguinte aspecto, já que possui muita fibra, os carboidratos são transformados em energia bem devagar. Isso sacia a fome e ajuda a regular o intestino, diminuindo de maneira drástica o inchaço abdominal
.O cálcio é outro componente de destaque na mandioca. Além de cuidar da saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células – mais um ponto do tubérculo contra os quilinhos extras.
Mas, para quem quer usar a mandioca como aliada na perda de peso deve usar alguns truques, como utilizar a mandioca como substituta de algum alimento do mesmo grupo, como arroz, batata, pão ou macarrão. A maneira de prepará-la também faz a diferença quando o assunto é perda de quilos. Consuma a raz cozida com um leve tempero, pois é muito mais saudável do que frita e ainda fica gostoso e muito mais leve.
 É muito calórica? O segredo é colocá-la no prato no lugar de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale. Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve! Você não vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.

Bem-estar

Outro benefício que a mandioca oferece é a sensação de bem estar, proporcionada por algumas substâncias existentes no alimento. Além de ser excelente no combate ao envelhecimento da pele, pois estudos descobriram que a raiz é fonte de licopeno e betacaroteno, que são antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento da pele.
A mandioca aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca é campeã,  porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras (de novo, elas) ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. E com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do stress – um deles é aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga.

Beleza

As indústrias de cosméticos também apostaram em todos os benefícios que essa raiz possui. Podemos encontrar no mercado várias linhas para cabelos com shampoo, condicionador e máscara que prometem brilho, maciez e auxílio no crescimento.

Culinária

Consumida de variadas maneiras por diferentes culturas a raiz de mandioca é um alimento muito saboroso. No entanto, não é recomendável a sua ingestão quando crua, devido à presença de uma enzima de ácido cianídrico, que a torna intragável. Por isto deve ser bem cozida ou frita, antes do consumo. A mandioca é muito utilizada para preparar purês, fazer farinha, tapioca, tacacá e até mesmo algumas bebidas (cauim, tiquira).
 Esta raiz pode ser utilizado como um substituto para batatas em cozedura.
O polvilho também é produzido a partir da mandioca, sendo bastante utilizado , desde a goma para roupas até em fabricação de explosivos
A tapioca,  produzida com a farinha de mandioca, é mais conhecida no Japão,(parecem aquelas bolinhas de sagu) servidos nos drinks e sobremesas.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Juntinhos

Quem nunca se aventurou em uma nova combinação na cozinha? Um belo dia você olha para alimentos que parecem não ter nada a ver um com o outro e, de repente, descobre que nasceram para ser consumidos juntos! Se você é adepto a novos sabores, embarque nestas combinações que só trazem benefícios à saúde.
Feijão e frutas cítricas: O feijão é conhecido pelo seu alto valor nutritivo, contendo principalmente ferro, nutriente essencial para evitar e combater a anemia. Mas, você sabia que nosso organismo só consegue absorver cerca de 10% desse mineral? O segredo é consumir o feijão com um copo de suco de frutas cítricas (limão, abacaxi, acerola, laranja), pois o índice sobe para até 40%!
Castanha e laranja: Castanha é rica em selênio, nutriente que não é muito bem absorvido pelo organismo, exceto quando vem acompanhado de vitamina C. Por isso, aposte no consumo desta dupla, em doces, sucos ou lanches diferentes.
Ovo e agrião: as folhas verdes, como o agrião, são ótimas fontes de cálcio, nutriente conhecido por diminuir o risco de osteoporose. Mas, para que ele seja bem absorvido, a presença de vitamina D é extremamente importante. E quem é rico nesta vitamina? O ovo! Caia dentro desta mistura!
E o arroz e feijão?
Quando se fala em combinação de alimentos, logo nos vem à cabeça a mistura arroz e feijão! E para os apaixonados pela dupla, uma ótima notícia: o arroz tem o aminoácido metionina, e o feijão, a lisina. Juntos eles formam uma proteína de alto valor biológico. Portanto, você pode, e deve, consumir arroz e feijão bem juntinhos!

sucos

Suco ‘seca barriga’: 1 colher de sopa (10g) de colágeno hidrolisado Bionetic,2 fatias de melão, suco de meio limão, 4 rodelas de gengibre, 2 colheres (sopa) de uvas passas, 
2 colheres (sopa) de semente de melão, 1/2 meio copo de água gelada.
Suco antioxidante:1 colher de sopa (10g) de colágeno hidrolisado Bionetic, 5 morangos, suco de 2 laranjas, 1 ameixa vermelha madura, 1 colher (chá) de chia, 1 copo de 200ml de água gelada.
Suco verde:1 colher de sopa (10g) de colágeno hidrolisado Bionetic, suco de 2 laranjas, 
1 folha de couve selvagem, 1 colher de sopa de melado, um copo (200 ml) de gelo.
Shake proteína delícia: 1 copo de 200 ml de leite de soja ou leite de aveia, 1 banana, 1 colher de sopa (10g) de colágeno hidrolisado Bionetic, uma pitada de canela.
Modo de Preparo:  bater no liguidificador e tomar na hora.

Combinações perfeitas e não perfeitas

A combinação de alimentos está classificada conforme os grupos alimentares:

Proteínas: carnes, produtos lácteos, ovos, nozes e sementes.
Carboidratos: pães, massas, batatas, arroz e legumes.
Gorduras: azeite, manteiga, azeitonas, abacate.
Vegetais: folhas verdes, brócolis e repolho, vegetais de baixo índice glicêmico (cenoura, nabo).
Açúcares: açúcar refinado, mel, geléias, xaropes, bem como frutas doces, como banana ou frutas secas.
Ácidos: vinagre, produtos em conserva, suco de laranja, suco de limão.
Frutas: melancia, melão, laranja, morango, pera, maçã etc


As combinações ruins são estas:

Proteínas e Vegetais
Gorduras e Vegetais
Carboidratos e Gorduras
Proteína e carboidrato
Frutas e Carboidratos
Proteínas e Gorduras
Frutas e proteínas


Evite combinar amido e proteínas, coma-os separadamente.

A digestão química do amido normalmente começa quando uma enzima chamada ptialina é liberado que converte o amido em maltose.
Ao mesmo tempo, as proteínas causam a secreção de ácido clorídrico, que destrói a enzima ptialina, causando uma interrupção no processo de digestão do amido.

Isso dificulta a digestão e atrapalha o metabolismo.

Evite combinar carne com doces na mesma refeição.

Os doces, ao chegarem ao estômago, juntamente com as proteínas (carne, ovos), causam o bloqueio da digestão e provocam dores de estômago.

Coma doces e frutas separadamente da refeição, de preferência após 1 a 2 horas.

Evite combinar frutas com outros alimentos, coma-os separadamente.

As frutas são ricas em minerais e vitaminas, eles são digeridos rapidamente sozinhos.

Com proteínas ou carboidratos, sua digestão é difícil.

O único alimento que combina bem com frutas é iogurte, que também é rápido e fácil de digerir.

Iogurte com frutas é a melhor combinação de alimentos para emagrecer também.

Evite comer mais de uma fonte de proteina na mesma refeição.

Proteínas são difíceis de digerir porque são mantidas no estômago por longas horas, até que os sucos gástricos tenham realizado sua tarefa.

Comer vários tipos de proteínas em uma refeição prolonga o processo de digestão, causando indigestão ou fermentação que leva a gases no estômago.

Comer apenas um tipo de proteína em cada refeição aumenta a atividade metabólica.

Evite combinar amidos e alimentos ácidos (suco de limão, laranja, morango, goiaba, frutas vermelhas, manga, abacaxi, maçãs, limão, melancia, etc.).

Alimentos ricos em amido requerem enzimas alcalinas para uma boa digestão e a combinação dos dois leva a neutralização de todo o processo digestivo, levando à indigestão. Frutas cítricas combinam melhor com proteínas como nozes e sementes, ajudando numa melhor absorção de nutrientes.


Não combine sucos, chá, café ou álcool com alimentos sólidos.

Essas bebidas dificultam a digestão e o tanino presente no chá inibe a absorção de cálcio, ferro e zinco dos alimentos ingeridos com eles.

Combinando os alimentos corretamente, além de ajudar a melhorar a digestão e absorção dos alimentos, ainda vai ajudar a acelerar seu metabolismo e assim fazer você desinchar e emagrecer naturalmente, sem se privar de nenhum alimento.

E o mais importante vai evitar a formação de gases devido à indigestão, dando-lhe saúde e disposição.

Agora, as boas combinações.

Basta seguir o cardápio.

Café da Manhã

Opção 1

1 xícara de chá sem açúcar
4 torradas de pão integral
2 fatias de queijo fresco magro

Opção 2

1 copo de iogurte desnatado diet
1 fatia de pão integral
1 colher (sobremesa) de geleia diet

Opção 3

1 copo de suco de cenoura e beterraba
1 fatia de pão integral
1 colher (sopa rasa) de cream cheese light

Opção 4

1 copo de leite desnatado
1 taça pequena de sucrilhos

Opção 5

1 xícara de chá de ervas sem açúcar
2 fatias de pão integral
1 fatia de blanquet de peru
1 fatia média de queijo fresco

Opção 6

1 copo de suco com erva-doce, beterraba, cenoura e hortelã
2 torradas de pão integral
1 fatia média de queijo fresco

Opção 7

1 copo de iogurte desnatado
2 torradas
1 colher (sobremesa) de margarina light
1 colher (de sobremesa) de geleia diet

Lanches (Escolha 1 opção abaixo)

* 1 caixinha de suco de frutas light + 1 torrada
* 1 fruta (kiwi, pêra, 1/2 papaia, banana-prata, figo ou damasco)
* 1 taça de gelatina diet colorida + 1 fruta
* 1 copo de água de coco + 1 fatia de queijo branco
* 3 biscoitos integrais

Almoço

Opção 1

1 prato com cenoura e beterraba
1 filé de peixe gratinado (com queijo prato light)
1 prato (sobremesa) de brócolis refogados no azeite

Opção 2

1 prato de alface e tomate
2 almôndegas (médias) de soja
1 prato (sobremesa) de abobrinha refogada
1 porção (3 colheres de sopa) de arroz integral

Opção 3

1 prato com agrião, milho e grão-de-bico
1 prato (sobremesa) de escarola refogada no azeite
1 panqueca light (com cenoura, espinafre e beterraba)

Opção 4

1 prato com rúcula, alface-americana e tomate seco
1 porção de bife rolê
1 prato (sobremesa) de cenoura sautée

Opção 5

1 prato com pepino, alface e tomate-cereja
1 berinjela refogada no azeite com tomate
seco
1 prato (sobremesa) de espaguete ao molho de vegetais e ervas

Opção 6

1 prato de tabule 2 quibes (pequenos) de soja
1 prato (sobremesa) de mostarda refogada no azeite
1 prato (sobremesa) de espaguete com molho de tomate

Opção 7

1 prato de tomate, cebola-roxa e cebolinha verde
1 filé médio de frango com molho à base de ricota e mostarda
1 prato (sobremesa) de couve refogada no azeite -

Lanche da tarde (Escolha 1 opção)

* 1 barra de cereais
* 1 taça de salada de frutas
* 1 copo de iogurte natural desnatado
* 1 xícara de chá de ervas (sem açúcar) + 1 fatia de queijo branco
* 1 porção de grãos de soja (torrados)

Jantar

Opção 1

1 prato (fundo) de sopa cremosa de mandioquinha
1 porção de suflê com peito de peru e palmito

Opção 2

1 prato (fundo) de sopa cremosa de beterraba, com músculo e iogurte
1 pastel de forno com recheio de escarola

Opção 3

1 prato (fundo) de caldo de legumes com massa tipo cabelo-de-anjo
1 filé de frango médio grelhado
1 prato (sobremesa) de cenoura refogada no azeite

Opção 4

1 prato (fundo) de caldo de legumes batidos
1 sanduíche com pão italiano recheado com espinafre, creme de leite light, tomate
seco e muçarela de búfala

Opção 5

1 prato (fundo) de sopa cremosa de aspargos com frango
1 prato (sobremesa) de legumes refogados no azeite (cenoura, chuchu, vagem)

Opção 6

1 prato (fundo) de sopa cremosa de cenoura
1 sanduíche com 2 fatias de pão integral e peito de peru, ricota e requeijão light

Opção 7

1 prato (fundo) de sopa de lentilha
1 pedaço de torta de kani com abobrinha

Antes de dormir (Escolha uma opção)

* 1 fruta (até 6 morangos, 1 laranja-lima, 1 maçã assada com canela ou 1 fatia média de abacaxi cozido)
* 1 copo de suco de frutas sem açúcar
* 1 copo de leite desnatado
* 1 iogurte diet